A Ação Social Escolar (ASE) tem por objetivo a concretização do princípio da equidade e a promoção da igualdade de oportunidades no acesso, recursos e condições de sucesso dos alunos. O acesso aos benefícios decorrentes dos apoios no âmbito da Ação Social Escolar, são determinados em função da situação dos alunos e/ou dos seus agregados familiares e em particular da respetiva condição socioeconómica.
Caso pretenda formalizar a candidatura à Ação Social Escolar deverá possuir os elementos abaixo identificados, de acordo com a situação onde se enquadre:
a) Escalão 1 e 2 de Abono da Segurança
Social:
- Declaração comprovativa do escalão de abono de família com data do ano corrente.
- Certidão de Domicílio Fiscal (acesso das finanças do encarregado de educação); *
- Certidão Agregado Familiar (acesso das finanças do encarregado educação);*
b) Escalão 3 ou mais de Abono da Segurança
Social:
- Certidão de Domicílio Fiscal (acesso das finanças do encarregado de educação); *
- Certidão Agregado Familiar (acesso das finanças do encarregado educação);*
- Declaração comprovativa do escalão de abono de família com data do ano corrente; *
- Última declaração de IRS, comprovativa dos rendimentos de todos os elementos do agregado familiar que contribuam economicamente para o mesmo*;
- Último recibo de vencimento de todos os elementos do agregado familiar que contribuam economicamente para o mesmo*;
- Em situação de pais solteiros, divorciados, separados judicialmente ou de viuvez, declaração que ateste o valor da pensão de alimentos, de sobrevivência ou outra, ou documento que justifique a ausência da mesma;
- Declaração comprovativa da situação de desemprego há 3 ou mais meses emitida pelo IEFP;
- Declaração emitida pela Entidade Bancária, que comprove os encargos com a aquisição de habitação, ou o recibo da última mensalidade, correspondente ao aluguer de habitação*;
- Recibos de aquisição de medicamentos de uso continuado, no caso de doença crónica devidamente comprovada pelo médico
- Documento comprovativo de Necessidades Educativas Especiais (NEE);
- Caso existam no agregado familiar elementos maiores de 18 anos de idade não estudantes e desempregados, deverá ser entregue o documento comprovativo de inscrição no Centro de Emprego e prova do valor do subsídio;
- Caso o agregado familiar seja beneficiário do Rendimento Social de Inserção, deve apresentar documento comprovativo emitido pela Segurança Social;
A. PRESENCIAL (1º matrícula ou casos excecionais)
B. ONLINE (renovações)
Caso tenha credenciais de acesso: https://siga1.edubox.pt/SIGA/memberLogin.aspx
No caso de não ter credenciais de acesso deverá realizar contactar o Gabinete Municipal de Educação através de um dos seguintes meios:
- E-mail: educacao@cm-ansiao.pt
- Telefone: 236095902
ou
Dirigir-se presencialmente ao Gabinete Municipal de Educação, situado no 1º piso da Loja de Cidadão.